charuto da vovó

uma das comidas que mais me lembram a infância são os charutinhos de repolho da minha avó. além de nutritivos, leves e fáceis de fazer, são muito saborosos.

para fazer o recheio do charuto, você vai precisar de um tomate médio, uma batata média, uma cenoura média, uma cebola média, 200g de patinho moído (ou outra carne de sua preferência) e arroz cru (mais ou menos uma xícara). e, o mais importante, uma cabeça de repolho. o tamanho fica a seu critério, mas que esteja com as folhas bem durinhas.

separe mais dois tomates para a hora do cozimento dos charutos também.

preparando o repolho

uma das coisas mais importantes para fazer com que seus charutos fiquem bonitos e gostosos, é tomar bastante cuidado com as folhas. escolha uma panela que caiba a cabeça de repolho escolhida e coloque água até cobrir o seu repolho, ligando a chama. caso não tenha uma panela que caiba o repolho, cubra com água até o limite e, após ligado o fogo, vá virando o repolho, para que as folhas cozinhem de forma homogênea.

as folhas de repolho são muito duras. esse processo de colocá-las na água morna, torna as folhas possíveis de se manusear na hora do recheio. quando a água começar a levantar fervura, retire o repolho e vá tirando folha por folha, com cuidado para não quebrar. perceba que agora elas estão enroláveis. se não estiverem neste ponto, volte o repolho por mais algum tempo.

quando conseguir retirar as folhas e elas estiverem com a consistência mencionada, reserve-as.

recheio

para fazer o recheio, você cortará o tomate, a cebola, a cenoura e a batata em cubos bem pequenos. quanto menores, mais certinhos ficarão na hora de enrolar nas folhas. depois de cortados em cubos, junte numa vasilha com o arroz cru e a carne crua. adicione sal a gosto. adicione, também, alho amassado ou em cubinhos minúsculos. confere um sabor a mais aos charutos.

após isso, misturar tudo como se fosse uma massa. eu adiciono, também, uma boa quantidade de azeite.

* uma variação que já fiz e ficou uma delícia: colocar uma batata salsa no meio do recheio!

charuto_01

recheando

antes de começar a rechear seus charutos, escolha uma panela grande e adicione um pouco de azeite e uma camada de tomates em rodela. a partir do momento em que for recheando, vá colocando os charutos na panela, dispondo-os de forma organizada.

lembra-se das folhas de repolho reservadas? é a hora delas! cada folha é um charuto. para tanto, basta colocar uma colher da mistura no centro da folha e fechar como se a folha estivesse “abraçando” o recheio. as pontinhas laterais, chamemos de abinhas, você puxa para baixo e as prende debaixo de cada charuto na hora em que os coloca na panela. por isso, depois de cozidos, na hora em que for retirá-los, sempre ter cuidado. com o processo, eles devem ficar firmes. no entanto, alguns podem ficar mais molinhos e acabar se soltando ao serem retirados da panela.

depois de enrolar seus charutos, basta colocá-los na panela, com o processo de prender suas “abinhas” debaixo deles. abusar dos tomates em rodela por cima também. adicionar água e deixar cozinha por volta de 30 minutos.

o tempo sempre será subjetivo, pois dependerá do tipo de arroz, da sua panela, da quantidade de água, etc. então, o importante é sempre prestar atenção.

charuto_02

esta receita rende porções para duas pessoas e a quantidade depende do tamanho das folhas dos charutos; grande: em média 5; médias: em média 8; pequenas: em média 12.

bom apetite!

divisao

lista dos ingredientes:

– 200g de patinho moído;
– 1 tomate médio;
– 1 batata média;
– 1 cebola média;
– 1 cenoura média;
– 1 xícara de arroz cru;
– 1 cabeça de repolho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s