tulipas de frango ao molho agridoce

existem inúmeras formas de fazer um bom franguinho. esta aqui é apenas uma receita da minha mãe, que fiz uma pequena adaptação. a minha pende para um lado mais agridoce, enquanto a dela fica mais no salgado. a diferença? o tipo e quantidade de açúcar utilizados.

para fazer esta receita, que serve bem duas pessoas, separe os seguintes ingredientes: oito tulipinhas (minicoxinhas de frango), dois dentes de alho, uma cebola branca ralada, uma pimenta de cheiro amarela, uma colher cheia de açúcar mascavo, uma colher cheia de açafrão e limão. a quantidade do sal, como em todas as receitas do cozinha prosaica, depende de você.

temperando as tulipas
amasse o dente de alho juntamente com a quantidade de sal de sua preferência e com a pimenta de cheiro. como gostamos bastante de pimenta, além desta de cheiro, adiciono também uma bode para dar um sabor mais picante ao prato. após isso, junte o limão e espalhe este tempero pelas tulipas. com o objetivo de dar um sabor especial ao seu frango, deixe-o marinando de um dia para o outro neste tempero.

modo de preparo
coloque azeite a gosto, deixando ficar morno. importante: não deixar o azeite ficar muito quente, senão o açúcar queima e sua receita ficará com um sabor… estranho. adicione a colher de açúcar mascavo e misture bem na panela, adicionando em seguida a cebola ralada. lembre-se de mexer sempre, para não grudar e deixar a base de seu molho homogênea, para então receber as tulipas. depois de uns três minutos dourando a cebola no azeite e açúcar, coloque o outro dente de alho cortado em cubinhos pequenos e, em seguida, adicione o frango temperado.

frango_01

a partir daqui, muita atenção à sua panela. deixe com que as tulipas dourem bem, sempre mexendo. eu deixo um pouco da cebola ralada reservada e vou adicionando sempre que mexo, para encorpar o molho. quando as tulipas estiveram bem moreninhas de todos os lados, adicione uma quantidade de água que cubra totalmente as minicoxinhas. deixe em fogo baixo, tampado, até começar a secar a água.

como varia bastante de panela para panela, e de região para região, trabalhemos com referências, e não com tempo marcado em relógio. observe e não deixe com que os franguinhos grudem na panela. quando derem algum indício de que estão começando a grudar, adicione mais uma quantidade de água para cobri-los novamente, destampe e deixe a água ferver novamente. após nova fervura, seu prato está pronto!

por aqui, gostamos de servir este prato com um arroz branco bem molhadinho, e uma saladinha de tomates frescos!

frango_02

porção para 2 pessoas.

bom apetite!

divisao

lista dos ingredientes:

– 8 tulipas (minicoxas de frango);
– 2 dentes de alho;
– 1 cebola branca;
– 1 pimenta de cheiro amarela;
– 1 colher cheia de açúcar mascavo;
– 1 colher cheia de açafrão;
– sal e limão a gosto, para o tempero das tulipas;
– pimenta malagueta (opcional – para quem gostar do sabor mais picante)

Anúncios

Uma opinião sobre “tulipas de frango ao molho agridoce

  1. Pingback: açafrão | cozinha prosaica | receitas e dicas para o dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s