picadinho indiano

os condimentos e temperos são os principais aspectos de uma cozinha e, como já dito por aqui, somos apaixonados pela culinária indiana. nesta receita, substituímos a carne de carneiro por carne bovina. é rápida, saborosa e muito fácil!

para fazê-la, será preciso de três colheres de manteiga, 200g de alcatra bovina, uma colher de curry, uma cebola, 3 xícaras de água, um tablete de caldo de carne, um tomate, uma colher de café de canela em pó, dois cravos-da-índia, duas colheres de farinha de trigo, uma banana nanica e uma maçã pequena picadas em cubinhos, meia xícara de iogurte natural integral e meia xícara de cebolinha picada.

como de costume, temperar a carne antes com um pouco de sal (bem pouco mesmo) e alho, e cortá-la em cubos. em seguida, aquecer as colheres de manteiga numa panela grande. quando bem quente (não deixar a manteiga queimar!), adicionar a carne e a cebola, que também deve estar bem picadinha.

enquanto isso, aquecer as três xícaras de água em outra panela. ao alcançar fervura, adicionar o tablete do caldo de carne, mexendo até que ele dissolva completamente. coloque em fogo baixo.

voltando à panela maior, depois de uns cinco minutinhos, adicionar o curry, a canela em pó, a farinha de trigo e os cravos-da-índia. mexer bastante. tudo irá começar a dar uma grudadinha no fundo da panela, mas não se preocupe: você está indo no caminho certo.

depois de mais uns 3 minutos após acrescentar estes últimos ingredientes, adicione a água, que neste momento deve estar fervendo. em fogo baixo, deixar cozinhar por alguns minutos, até que perceba que o caldo está bem grosso. quando alcançar esta etapa, adicionar a maçã, a banana nanica, o iogurte natural e o tomate, também em cubos. deixar cozinhar entre 5-7 minutos. ao final, você terá um creme encorpado e muito rico, visualmente falando.

cremeindiano

e talvez esta seja uma das características da cozinha indiana que mais gosto: a diversidade de informações e sabores que você tem em um prato. ao desligar o fogo, adicione a cebolinha picada e sirva em seguida.

para acompanhar, uma boa pedida é o pão indiano naan!

bom apetite!

divisao

lista dos ingredientes:

– 200g de alcatra bovina em cubos;
– colheres de manteiga;
– 1 colher de curry;
– 1 colher de café de canela em pó;
– 1 tomate;
– 1 cebola;
– 1/2 xícara de cebolinha picada;
– 3 xícaras de água;
– 1 tablete de caldo de carne;
– 1/2 xícara de iogurte natural integral (cerca de 70g);
– 2 cravos-da-índia;
– 2 colheres de farinha de trigo;
– 1 maçã pequena;
– 1 banana nanica.

Anúncios

2 opiniões sobre “picadinho indiano

  1. Pingback: canela em pó | cozinha prosaica | receitas e dicas para o dia a dia

  2. Pingback: curry | cozinha prosaica | receitas e dicas para o dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s