arroz à piamontese prosaico

diferente do que o nome sugere, este é um prato típico da cozinha brasileira, e não de piemonte, itália, cidade conhecida pelos seus risottos. o prato foi criado a partir da ideia de se substituir o arroz arbóreo, “indicado” para risotto, devido à dificuldade (e preço salgado!) de encontrá-lo aqui pelas terras tupiniquins.

e como tudo por aqui, esta receita tem nosso toque também. para fazer este prato, você precisará de 1 xícara de arroz, 2 dentes de alho ralados, 1 caixa de creme de leite (200ml), 4 fatias de presunto de peru picadinhas em minúsculos quadradinhos, 100g de mussarela ralada, 1 colher de manteiga, 1 cebola ralada e 100g de champignons fatiados.

preparando o arroz

cozinhe o arroz sem sal. recomendamos que o deixe bem soltinho. para tanto, por aqui colocamos, junto a um fio de azeite, um dente de alho picado. esperamos refogar por cerca de 3-5 minutos e cobrimos de água, um pouquinho a mais do que o nível de arroz da panela. em seguida, coloque em fogo baixo e deixe totalmente tampado. como sempre digo, o tempo é muito subjetivo, mas entre 15-20 minutos estará no ponto ideal. reserve.

segunda etapa

numa outra panela, adicione a colher de manteiga e espere ficar bem quente. adicione o presunto de peru em quadradinhos e deixe fritar bastante. quando começar a grudar no fundo da panela, adicione a cebola ralada e deixe refogar até que a água seque. em seguida, adicione os champignons. depois de 5-7 minutos, acrescente o arroz, seguido do creme de leite e deixe no fogo baixo por 3 minutos, sempre mexendo. vá adicionando a mussarela ralada e mexendo muito, para que não grude. assim que acabar de acrescentar a mussarela, coloque o parmesão e misture. sirva em seguida! o prato deve ser servido assim que o fogo for desligado!

serve bem duas pessoas. bom apetite!

sobre o sal: como os queijos utilizados e o presunto de peru já costumam vir com bastante sal, não costumamos adicionar nada além disso. no entanto, dependendo da origem de seus ingredientes, pode ser necessário adicionar um pouco de sal no processo. como já dito aqui no blog, não sou eu quem irá ditar a quantidade de sal de seus alimentos!

dica: para “reativar” o prato no dia seguinte ou mais tarde, caso sobre, coloque 1/2 de leite e mexa em fogo baixo por 4 minutos!

arroz

divisao

lista dos ingredientes:

– 250g de contra-filé em tiras;
– 1 colher de manteiga;
– 1 xícara de arroz;
– 2 dentes de alho ralados;
– 1 caixa de creme de leite (200 ml);
– 4 fatias de peru picadinhas em minúsculos quadradinhos;
– 100g de mussarela ralada;
– 1 cebola ralada;
– 100g de campignons fatiados.

Anúncios

4 opiniões sobre “arroz à piamontese prosaico

  1. Pingback: molho madeira caseiro | cozinha prosaica | receitas e dicas para o dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s