panqueca descomplicada

essa é uma das receitas mais simples que este blog terá em seus arquivos. e, acredite: além de fácil, é econômica e muito gostosa. hoje aprenderemos a fazer uma massa de panquecas bem leve.

esta receita não é uma criação minha, mas chegou até aqui com minhas adaptações e já faço há mais de 5 anos. para fazê-la, você precisará de 1 xícara de amido de milho, 1 xícara de leite, 1 ovo, uma pitada de sal e uma pitada de açúcar. caso você precise dobrar a receita, esta é uma daquelas que você pode simplesmente dobrar a quantidade dos ingredientes que ainda assim sua receita ficará saborosa.

a massa
num recipiente, coloque o amido e adicione o leite. com um garfo, misture os ingredientes com movimentos circulares, e em seguida adicione o ovo e as pitadas de açúcar e sal. não recomendo utilização de batedeira nem liquidificador, pois senão você perderá o ponto de consistência da massa.

acredite, após a adição dos últimos itens, basta mexer mais um pouco, e já colocar uma frigideira para esquentar, com um fio de azeite. esparrame o azeite pela frigideira, afim de homogenizar seu fundo, fazendo com que a panqueca fique perfeita. com uma concha média, adicione a massa na frigideira e espalhe de forma igual pela frigideira, sem utilizar talheres, somente mexendo a panela. o momento de virar para que o outro lado também doure, é aquele em que você percebe que a massa já está “solta” da frigideira. neste momento, você pode tentar jogar a massa pra cima (mas precisará de um pouco de técnica e experiência pra isso) ou pode virar a massa com o auxílio de um talher. depois de virada a massa, você só precisa rechear.

panqueca

sugestões de recheio
existem diversas formas de se rechear uma panqueca, além de uma infinidade de sabores, visto que ela vai bem com doce ou salgado. cabe a você decidir, também, se irá servi-la aberta ou enrolada. sugiro frango desfiado com milho verde, banana com canela e açúcar, bolonhesa (enroladinhas). nesta da foto, optei por fazê-la aberta, recheada com morangos e creme! vai bem, também, o recheio que já postamos aqui, com peito de peru frito e frango em cubos!

a massa rende uma média de 4 panquecas grande ou 8 menores, dependendo da quantidade que você coloca e do tamanho de sua frigideira!

divisao

lista dos ingredientes:

– 1 xícara de amido de milho;
– 1 xícara de leite;
– 1 ovo;
– uma pitadinha de sal e outra de açúcar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s