escondidinho de mandioca

quem é que não gosta de um bom escondidinho? este aqui, de contra-filé com mandioca, é um dos melhores que já provamos! e o melhor: facílimo de fazer! vem com a gente.

para este prato, que serve duas pessoas, você precisará de 400g de mandioca, 1 colher de manteiga, 1 cebola ralada, 50g  de mussarela ralada, 300g de contra-filé em tiras, 100 ml de creme de leite, 1 tomate em cubinhos e 25g de parmesão ralado.

fazendo a carne
tempere a carne, como de costume e preferência. frite as tirinhas no azeite e acrescente a metade de uma cebola ralada. depois de 10 minutos em fogo médio, acrescente os cubinhos de tomate. espere mais 3 minutos e desligue. por aqui, adicionamos também um pouco de pimenta de cheiro verde. reserve.

preparando a ‘massa’
cozinhe a mandioca com um pouco de sal, até que ela comece a derreter. quando neste ponto, escorra e reserve. lembre-se de salvar um pouquinho desta água, cerca de 1/4 de uma xícara. depois de esfriar um pouco, reduza a mandioca a pequenos pedaços, cortando-a em cubos.

numa panela, aqueça a manteiga com metade da cebola ralada. quando bem quente, coloque a mandioca. deixe refogar por alguns instantes e acrescente aquele 1/4 de água previamente reservado, seguido do creme de leite. deixe por 5 minutos em fogo alto. em seguida, coloque em fogo baixo e acrescente a mussarela ralada. mexa bastante para não grudar. desligue o fogo e vá para a próxima etapa.

para o forno

numa forma, faça uma camada com as tirinhas de contra-filé. em seguida, cubra a carne com a massa feita com a mandioca. não preocupe-se se sobrarem pedaços ainda inteiros da mandioca. acredite: depois de assados, ficam muito saborosos. depois de fazer uma camada bem generosa com toda a massa, salpique os 25g de parmesão e leve ao forno, se possível na função grill, por cerca de 15 minutos. eu, particularmente, raramente marco este tempo com relógio. a aparência do parmesão é quem me diz se está bom ou não. quando cria-se aquela crosta marrom, desligo o forno e sirvo!

como sugestão, para acompanhar sirva uma salada leve de tomate e alface!

escondidinho

divisao

lista dos ingredientes:

– 400g de mandioca;
– 300g de contra-filé em tiras
– 1 colher de manteiga;
– 1 cebola ralada;
– 50g de mussarela ralada;
– 25g de parmesão ralado;
– 100ml de creme de leite;
– 1 tomate em cubinhos;
– pimenta de cheiro verde (opcional).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s