contra-filé na cerveja preta e molho agridoce

criamos mais uma deliciosa receita esta semana. dessa vez, testamos manjericão, cerveja preta, uma colherzinha de curry e voilà, uma delícia em nossa mesa. resultado: contra-filé ao molho agridoce de tomates verdes e cebola.

para fazer este prato, você precisará de 350 g de contra-filé (uma pecinha inteira), 300 ml de cerveja preta, 2 minicebolas, 2 tomates rasteiros verdes, 15 folhas de manjericão, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá rasa de curry, 1 colher de sopa de açúcar mascavo, 1 pitada de pimenta calabresa e sal a gosto. numa panela de pressão, aqueça uma colher de manteiga. quando bem quente, coloque a peça de carne e doure bastante os lados. lembre-se que ela já deve estar temperada. para esta receita, utilizamos apenas sal na hora de fazer o tempero.

depois de bem dourada, coloque as cebolas e o manjericão. as cebolas, parta cada uma em quatro pedaços. os manjericões, pique-os. depois de refogar por mais uns 5 minutos, adicione a cerveja preta. em seguida, coloque os tomates, também cortados em quatro pedaços. o próximo passo é deixar na pressão. depois que a pressão começar, marque 20 minutos e desligue.

contra01

retire a pressão da panela e retire a carne também. fatie a carne em pequenas tiras e reserve. na panela, ligue a chama e comece a preparar o molho. deixe apurar bastante, e então adicione a colher de curry, uma pitada de pimenta calabresa, sal a gosto e a colher de manteiga. adicione um pouquinho de água também. note que o molho estará bem amargo, pouco mais ou pouco menos dependendo da cerveja utilizada.

mas, calma. está tudo sob controle. para corrigir isso, você irá adicionar açúcar mascavo. na falta, use com moderação o açúcar comum. como por aqui gostamos bastante de molhos agridoces, colocamos a colher que pedimos aqui na receita e um pouco mais. vá adicionando e experimentando, para não ficar muito doce caso não goste. assim que estiver no ponto  ideal, deixe engrossar mais um pouco e cubra a carne fatiada com ele, numa travessa. sirva em seguida!

acompanhamento
fizemos fritas e uma saladinha de tomates em tiras. para as fritas, cortamos em forma palito, bem finas. cozinhamos por 3 minutos em água fervente, secamos bastante, e fritamos em óleo 100% vegetal (de girassol), bem quente. ficaram bem crocantes e deliciosas! na última vez que for fritar as batatas, junte 3 alhos ralados e experimente o sabor que eles acrescentam a elas!

contra02

bom apetite!

divisao
lista dos ingredientes:

– 350 g de contra-filé (uma pecinha inteira);
– 300 ml de cerveja preta;
– 2 minicebolas;
– 2 tomates rasteiros verdes;
– 15 folhas de manjericão;
– 2 colheres de sopa de manteiga;
– 1 colher de chá rasa de curry;
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo;
– 1 pitada de pimenta calabresa;
– sal a gosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s