molho madeira caseiro

um dos maiores mistérios da culinária são os molhos que são servidos junto aos nossos pratos preferidos. neste post, vamos desmistificar um pouco o molho madeira. não é difícil de se fazer, não leva conservantes e vai bem com carnes bovinas.

aprendi esta receita há muito tempo, com uma senhora que era cozinheira há mais de anos. nunca havia feito curso de gastronomia, como eu, e à época, me passara dicas valiosas, que fazem a diferença no sabor final do molho.

para fazê-lo, será necessário 2 colheres de manteiga, 2 xícara de água, 1 xícara de vinho tinto seco (não necessariamente o madeira!), 1 xícara de champignons, 1 cebola ralada, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 tablete de caldo de carne, 1 colher de sopa de mostarda e 1 colher de ketchup picante.

aqui não estamos em busca da receita original, nem estamos preocupados com perfeição técnica. como bem dito aqui, somos uma cozinha comum, em busca de sabores e dicas que facilitem o dia a dia de todos. e como será utilizado um tablete de caldo de carne, cuidado com o tempero da carne, pois esses tabletes são bem carregados no sódio, e a atenção com o sal deve ser constante.

dito isso, vamos ao modo de fazer.

utilize a mesma panela que fritou seu bife. indicamos filé-mignon, contra-filé ou colchão mole. todos ficam maravilhosos com este molho. coloque as duas colheres de manteiga, a cebola ralada, em seguida adicionando os champignons. em seguida, adicione a xícara de vinho, seguido das xícaras de água. deixe ferver. ao levantar fervura, adicione o amido de milho (diluído em água previamente), a mostarda e o ketchup. mexa sempre, e bem, até ver que o caldo encorpou. ao atingir uma cor mais marrom, seu molho estará pronto para ser servido.

para um sabor a mais, coloque seus bifes previamente reservados e deixe-o cozinhar no molho por alguns minutos.

molhomadeiraserve bem até três pessoas e como acompanhamento você pode servir nosso arroz branco de cada dia ou um arroz à piamontese, por exemplo!

bom apetite.

divisao
lista dos ingredientes:

– 1 xícara de vinho tinto seco;
– 2 xícaras de água;
– 1 colher de amido de milho;
– 2 colheres de manteiga;
– 1 cebola ralada;
– 1 tablete de carne;
– 1 colher de sopa de mostarda;
– 1 colher de sopa de ketchup.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s