risotto de funghi secchi com frango

mais uma receita nossa. como quase tudo, nós fazemos do nosso jeito. adoramos o resultado final e o processo em si é muito prático. esse risotto de funghi secchi com frango tem o sabor muito original! vamos à receita.

criando o caldo de legumes
para evitar o uso de caldo de legumes industrializado e, consequentemente, o excesso de sódio, pique uma cenoura, uma cebola e uma batata em cubinhos, e coloque para cozinhar em 1 litro de água, com uma colher de chá de sal. deixe em fogo alto até ferver e, após isso, coloque em fogo baixo por cerca de 40 minutos, sempre checando e mexendo.

preparando o funghi secchi
ferva um copo d’água. num recipiente, coloque os cogumelos já cortados. em seguida, adicione a água e deixe por 15 minutos. passados os 15 minutos, junte a água ao caldo de legumes. reserve o funghi.

fazendo o risotto
depois de passados 40 minutos que o caldo estiver cozinhando, numa outra panela, refoque outra cebola picada em cubinhos em 1 colher de sopa rasa de manteiga e 1 colher de sopa rasa de azeite. acrescente, também, 1 alho em cubos.

frite 300g de frango em cubinho. em seguida, acrescente o funghi secchi e a cebola em cubos. deixe com que o frango fique bem corado e, em seguida, coloque o arroz e deixe refogar bastante.

depois, vá acrescentando o caldo de legumes. metodicamente, adicione uma concha do caldo e mexa bastante, intercalando cada concha com uma colher de queijo parmesão ralado. não há problemas em deixar que os pedacinhos de legumes do caldo vão para a panela. no entanto, se quiser um prato mais “clean“, bonito, vá cuidando para que os vegetais não caiam no risotto.

vá fazendo este processo – de colocar uma concha de caldo de legumes e uma colher de parmesão – e mexendo sempre. a próxima colher de caldo será colocada quando a água da anterior já estiver quase completamente seca. você vai fazer até que seu risotto ganhe a aparência e consistência de um risotto: uma sopinha de arroz, com caldinho mais grosso.

depois, coloque cebolinha picada, a gosto.

existe uma técnica simples para checar o exato momento da consistência: num prato, coloque uma colherzinha do risotto. se ele escorrer, ainda não está bom. se ele começar a escorregar lentamente, como se fosse uma “massinha”, é hora de servi-lo. verifique se o arroz está cozido. e tome cuidado: a hora em que ele está pronto para ser servido e o momento em que ele passou da hora são muito próximos! vá fazendo os testes sempre.

assim que eu desligo, gosto de colocar uma fatia de mussarela bem picadinha, misturando bem até que ela derreta totalmente. adiciona um sabor maravilhoso ao prato.

bom apetite!

divisao
lista dos ingredientes:

– 1 xícara de arroz;
– 1 colher de sopa rasa de manteiga;
– 1 colher de sopa rasa de azeite;
– 2 cebola em cubos;
– 1 batata em cubos;
– 1 cenoura em cubos;
– 1 dente de alho em cubos;
– 1 colher de sopa de sal;
– 40g de parmesão;
– 300g de frango em cubinhos.

Anúncios

3 opiniões sobre “risotto de funghi secchi com frango

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s