papo prosaico: você sabia que o azeite blinda o coração?

papo
aqui no cozinha prosaica quase sempre cozinhamos com azeite. gostamos muito de manteiga, óleo de girassol, vez em quando uma banha de porco, mas o azeite é o carro-chefe quando fazemos nossos pratos.

algumas coisas ficam melhor com este ou aquele óleo, outras até sem. é uma questão de gosto. e costume. já fomos inclusive adeptos do óleo de soja, mas depois de tanta notícia sobre transgênicos, abandonamos completamente. como o azeite é muito saboroso, fomos em busca de saber um pouco mais sobre a preciosidade que ele é.

descobrimos algumas coisas interessantes acerca deste delicioso e – sim! – saudável alimento. o papo prosaico desta semana entrevista a nutricionista barbara azevedo, que nos ensina um pouco mais sobre o azeite. confiram!

papo prosaico entrevista a nutricionista barbara azevedo

cozinhaprosaica: sempre ouvimos que o azeite é um dos produtos alimentares mais saudáveis de uma cozinha. procede?
barbaraazevedo: sim, o azeite é um alimentos muito saudável, parte do grupo dos mais saudáveis. isso se dá porque ele é um ácido graxo insaturado, o que significa que é um óleo saudável e, também, antioxidante.

cozinhap: uma dieta com azeite é mais equilibrada sob o ponto de vista de um nutricionista?
barbaraa: em uma dieta balanceada, precisamos ter presentes todos os macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídeo). no entanto, precisamos que esses macronutrientes sejam os melhores para o nosso organismo absorver. por exemplo, o azeite e o óleo de soja são lipídeos, o que os diferencia é a qualidade desse lipídeo. o azeite, quando comparado ao óleo de soja, é mais saudável por ser antioxidante, evitar acúmulo de gordura visceral, reduzir o colesterol ruim (LDL) e muito mais.

cozinhap: como medir o índice de qualidade do azeite? o que significa o nível de acidez, por exemplo?
barbaraa: mede-se através do grau de acidez, índice de peróxido, absorbância em ultravioleta e características organolépticas. o nível de acidez se dá através da qualidade do fruto, da sua extração e do armazenamento.

barbara

cozinhap: existem alguns azeites que são, na verdade, óleos compostos. em sua maioria, possuem outros óleos misturados a eles, tendo uma porcentagem de azeite e outra, bem maior, de outro(s) tipo(s). ainda assim este azeite é saudável?
barbaraa: depende muito! a partir do momento que o azeite é misturado a qualquer outra substância, por mais que seja também um óleo, sua composição química é alterada. daí, inferir que o alimento continua saudável pode ser uma falácia, visto que as combinações químicas podem alterar a qualidade e o sabor do óleo.

cozinhap: muita gente desconhece a diferença entre os tipos existentes de azeite. temos o virgem, o extra-virgem, o refinado e o comum. qual desses é o mais vantajoso para cozinhar?
barbaraa: o azeite extra-virgem! esse azeite demora mais a chegar ao ponto de fumaça (queimar). com isso, ele é o mais indicado para o uso culinário.

cozinhap: o azeite é conhecido como algo que “blinda” o coração. qual o maior benefício que ele traz para o corpo humano?
barbaraa: o azeite é um alimento muito rico em benefícios. ele ajuda muito, quando unido à uma alimentação equilibrada, a fazer com que as artérias não fiquem bloqueadas com gorduras acumuladas em suas paredes. a partir disso é que podemos dizer que ele é um alimento que faz bem ao coração.

divisao

barbara azevedo é nutricionista. você pode entrar em contato com ela pelo e-mail organic.consultoria@gmail.com.

Anúncios

Uma opinião sobre “papo prosaico: você sabia que o azeite blinda o coração?

  1. Pingback: conservando temperos | cozinha prosaica | receitas e dicas para o dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s