conservando temperos

por força maior do destino – nos mudamos para um apartamento já mobiliado -, estamos agora com geladeira. no entanto, nosso post sobre a vida sem geladeira continua valendo. estamos mantendo frutas e verduras com as dicas que postamos, bem como evitando ao máximo o desperdício.

mas, como não somos quadrados, também estamos utilizando de alguns pequenos benefícios que conseguimos identificar neste eletrodoméstico. este post em especial vai tratar sobre um em específico: a conservação de temperos verdes.

há muito tempo – e infelizmente procurei, mas não encontrei o link – vi um post sobre o congelamento de ervas e temperos verdes no azeite. na ocasião, lembro que a postagem ensinava a colocar temperinhos picados em formas de gelo, cobertos de azeite, e a congelá-los. fiz o teste com cebolinha e alecrim. o resultado? incrível! dá muito certo.

temperos_01

compramos algumas vasilhas de plásticos bem resistentes para fazer este teste. quem compra ou planta temperos verdes sabe da dificuldade de armazenagem, porque sempre são vendidos em grandes quantidades e quando colhemos um pouco além do que precisamos utilizar, também acaba sobrando. sei que muita gente congela os temperos inteiros ou mesmo picados, mas na hora de utilizá-los não fica bom e o sabor não fica o mesmo também.

no entanto, com a tática de picar e congelar no azeite, a coisa anda perfeitamente. quando descongelados, eles parecem terem sido picados na hora, seu aroma e sabor são mantidos e você ainda tem um azeite delicioso acoplado a isso tudo.

temperos_02

por aqui, como meus recipientes são um pouco maiores que as formas de gelo, corto pela metade antes de usar. como tenho usado em sopas, geralmente, basta colocar o cubinho e deixar que o calor o derreta.

como utilizamos um pote hermético, não tivemos tanta preocupação em cobrir totalmente o tempero com azeite. se for fazer em forminhas de gelo, recomendamos que preencha todo o espaço da forminha com azeite e o tempero.

é realmente uma facilidade tremenda. o sabor e o aroma são preservados. é maravilhoso! façam o teste e nos contem como foi!

temperos_03

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s