risotto de pequi

como já estávamos fora de nosso estado há um tempo, sentimos falta de alguns ingredientes específicos daqui. um dos mais tradicionais e característicos alimentos daqui, de goiás, é o pequi. o resultado final deste risotto foi excelente e servimos com um lombo de porco agridoce que também criamos aqui.

criando o caldo de legumes
para evitar o uso de caldo de legumes industrializado e, consequentemente, o excesso de sódio, pique uma batata-salsa, uma cenoura, uma cebola e uma batata em cubinhos, e coloque para cozinhar em 1 litro de água. coloque, também, algumas lascas de pequi. deixe em fogo alto até ferver e, após isso, coloque em fogo baixo por cerca de 40 minutos, sempre checando e mexendo.

fazendo o risotto
depois de passados os 40 minutos, numa outra panela, refoque uma cebola picada e uma pimenta de cheiro em cubinhos em 1 colher de sopa rasa de manteiga e 1 colher de sopa rasa de azeite. acrescente, também, 1 alho em cubos. coloque o arroz e deixe refogar bastante. o próximo passo é colocar as lascas de pequi (cerca de 100g), e deixar com que ela cozinhe bastante com o arroz, mexendo sempre.

em seguida, vá acrescentando o caldo de legumes. metodicamente, adicione uma concha do caldo e mexa bastante, intercalando cada concha com uma colher de mussarela ralada. não há problemas em deixar que os pedacinhos de legumes do caldo vão para a panela. no entanto, se quiser um prato mais “clean“, bonito, vá cuidando para que os vegetais não caiam no risotto.

vá fazendo este processo – de colocar uma concha de caldo de legumes e uma colher de parmesão – e mexendo sempre. a próxima colher de caldo será colocada quando a água da anterior já estiver quase completamente seca. você vai fazer até que seu risotto ganhe a aparência e consistência de um risotto: uma sopinha de arroz, com caldinho mais grosso.

existe uma técnica simples para checar o exato momento da consistência: num prato, coloque uma colherzinha do risotto. se ele escorrer, ainda não está bom. se ele começar a escorregar lentamente, como se fosse uma “massinha”, é hora de servi-lo. verifique se o arroz está cozido. e tome cuidado: a hora em que ele está pronto para ser servido e o momento em que ele passou da hora são muito próximos! vá fazendo os testes sempre.

bom apetite!

risotopequi

divisao
lista dos ingredientes:

– 1 xícara de arroz;
– 1 colher de sopa rasa de manteiga;
– 1 colher de sopa rasa de azeite;
– 2 cebola em cubos;
– 1 batata em cubos;
– 1 cenoura em cubos;
– 1 batata-salsa em cubos;

– 1 dente de alho em cubos;
– 100g de lascas de pequi;
– 50g de mussarela ralada;
– 1 pimenta de cheiro em rodelas;
– sal a gosto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s