merengue de morango prosaico

sobremesa
hoje é sexta-feira e trazemos uma delícia para acabar com sua dieta. na coluna sobremesa prosaica desta vez, o destaque é um delicioso merengue de morango prosaico. como de praxe, é receita e execução de cynthia soares. vamos lá!

divisao

o merengue é feito em quatro camadas. abaixo, especificaremos como são feitas cada uma delas. ao final, na parte da montagem, ensinaremos como dispor essas camadas e finalizar sua sobremesa!

primeira camada: suspiro
ingredientes: 3 claras, 3 colheres açúcar e limão a gosto.
bata as claras em neve até ficar bem consistente, e acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo. em seguida, coloque limão a gosto, e coloque num recipiente que possa ir ao forno. o próximo passo é deixá-lo em fogo alto, no forno, por 15 minutos. reserve depois.

segunda camada: morango
ingredientes: duas bandejas de morangos (cerca de 40 morangos).
pique o morango em pequenos cubinhos ou rodelas, da maneira que preferir, e reserve também.

terceira camada: creme amarelo
ingredientes: 3 gemas, 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite.
coloque os ingredientes numa panela e vá mexendo no fogo até formar um creme mais encorpado, mas não muito grosso. reserve mais este.

quarta camada: creme branco
ingredientes: 200g de manteiga sem sal, 1 xicara de chá de acúcar, 1 colher de sopa de essência líquida de baunilha, 1 caixa de creme de leite sem soro, 1 pitada de fermento.
bata na batedeira a manteiga, o açúcar e a baunilha até formar um creme bem clarinho e observe até que os grãos de açúcar estejam dissolvidos. em seguida, adicione o creme de leite com o fermento e bata por mais 5 minutos.

montagem do merengue
o que fizemos aqui foi muito simples e prático. a primeira camada a ser colocada na forma será o suspiro. em seguida, coloque os morangos picados. depois, é a vez do creme amarelo e, por último, por cima de tudo, é a hora de colocar o creme branco. uma coisa que não fizemos, mas pode ser feito sem problemas, é colocar mais uma camada de morango antes da camada de creme branco.
o próximo passo é decorar com morangos picados ou inteiros, mais uma coisa que fica a seu critério. depois de pronto, coloque na geladeira e sirva depois de 2 horas.
uma observação muito importante: quando estiver montando o merengue, entre uma camada e outra, é de suma importância deixar gelar um pouco antes de colocar outra camada por cima, pois corre o risco de misturar uma com a outra.

bom apetite!

merengue

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s